SEMINÁRIO MARCA ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO MUNICÍPIO DE ARAXÁ

As professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Ensino de Araxáparticiparam, no último sábado (14/12), do Seminário de Encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, programa de capacitação do Governo Federal, que é realizado em parceria com os municípios. 

Em Araxá, a capacitaçãoenvolveu 87  professoras alfabetizadoras  do 1º ao 3º ano, 03 orientadoras de estudo e 01 coordenadora municipal.

OSeminário de Encerramento, que aconteceu na Escola Municipal Dona Gabriela durante todo o sábado,  foi marcado pela realização de  mesas redondas para discussão de eixos  temáticos, mostra pedagógica, apresentação cultural com leitura para deleite, palestra "Alfabetização  e Letramento” ministrada pela Professora Dra. Fabíola Cristina de Melo e uma mesa redonda final, composta pela palestrante convidada, representantes das professoras alfabetizadoras, orientadoras de estudo e a coordenadora das ações do Pacto no município  para discussão dos aspectos relevantes do Pacto, bem como os  principais desafios vivenciados no decorrer de 2013.

Estiveram presentes além das professoras alfabetizadoras, representantes da Secretaria Municipal de Educação, convidados, diretoras e supervisoras das escolas municipais.

O Pacto tem a coordenação daprofessora Sueli Aparecida Ramos da Silva -   pedagoga que atua na  Secretaria de Educação  e a orientação das professoras Déa Lúcia de Sá Martins, Vânia Aparecida Alves de Carvalho e Vânia Maria de Souza Valeriano. Oprograma   foi desenvolvido durante  todo o ano de 2013 e contou com  10  encontros presenciais.

As principais ações do Pacto são a formação continuada para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; distribuição de materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais. Durante os encontrosforam propostos estudos reflexivos e atividades práticas, trabalho com sequências e projetos didáticos, leituras para deleite, ludicidade, jogos e softwares, registro de práticas cotidianas, acompanhamento e monitoramento do desenvolvimento dos alunos tendo como referência os direitos de aprendizagem previstos nas unidades estudas.

A Secretária Municipal de Educação, Maria Celia Araujo Oliveira  ressaltou a importância da formação continuada dos educadores e o avanço que isto significa na prática pedagógica e na mudança de postura  de cada professora envolvida, contribuindo de forma significativa para a melhoria da qualidade da educação oferecida às nossas crianças.

 

Clique aqui e confira as fotos!