CONDIÇÕES OPERACIONAIS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PACTO NO MUNICÍPIO DE ARAXÁ

 

O processo de implantação do Pacto pela Alfabetização no município de Araxá aconteceu de forma tranquila. Todos os professores que estavam atuando no Ensino Fundamental,  de 1º  ao 3º  ano do Ciclo de Alfabetização, foram mobilizados a participarem do curso de capacitação. 

A Secretaria Municipal de Educação, após compor a equipe de orientadoras de estudo e a coordenação local, deu inicio ao processo de mobilização dos educadores, conscientizando-os da importância  da formação continuada, de se  capacitarem e participarem ativamente  das atividades propostas, garantindo que todas as crianças tenham desenvolvidas as habilidades de leitura, escrita e as operações matemáticas essenciais para que possam ser  alfabetizadas até os oito anos de idade.  Uma Portaria Municipal  foi instituída objetivando normatizar o processo de implantação do Pacto em Araxá. Tivemos a inscrição de 87 profissionais, o que infelizmente não representou o percentual total de professores alfabetizadores, uma vez que, no decorrer deste processo tivemos a nomeação de novos professores aprovados em um concurso público e alguns manifestaram o desejo pessoal de não participar do curso.

Os encontros aconteceram no Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação – Centro Cultural Crescer, localizado a Rua Thieres Botelho, nº 100, centro. O local é destinado a todas as capacitações dos servidores da educação  e   atendeu bem as expectativas dos cursistas, por estar numa boa localização geográfica ter uma estrutura física considerada razoável, o que pode acomodar bem os participantes durante os encontros.

A Secretaria Municipal de Educação prestou todo o apoio e assistência necessária para a realização dos encontros mensais, que aconteceram aos sábados com duração de 8 (oito) horas, o que possibilitou a participação efetiva dos professores, fornecendo os materiais solicitados pelas orientadores, bem como o lanche para os cursistas.  Também cumpriu seu papel quanto à viabilização dos recursos necessários para que os orientadores de estudo e a coordenação local participasse de todos os Seminários e encontros realizados em Uberlândia, sob a coordenação do IES.

Também foi criado um blog do Pacto em Araxá, que pode ser acessado através do endereço  https://pacto-pela-alfabetizacao-araxa.webnode.com/., onde é possível visualizar as diversas experiências de alfabetização adotadas pelos professores no decorrer do curso, bem como uma galeria de fotos e notícias relevantes.

Vale destacar a importância que a bolsa de estudos oferecida pelo MEC teve principalmente como forma de motivação e valorização dos professores.